quinta-feira, 16 de novembro de 2017



 PÓS HIKING

 Conforme planejado, dia 15 de novembro de 2017 cumprimos o "Circuito do Cristinho da Invernada".

 A saída às 04:40 da madrugada, o local com iluminação praticamente zero, o bom tempo e uma lua minguante oferecendo menos de 10% de luminosidade nos permitiu uma caminhada bastante agradável sob um céu intensamente estrelado. A temperatura durante a primeira etapa (Santuário - Serra do Cristinho) também se manteve bastante agradável permitindo o aquecimento gradual da musculatura e um bom ritmo de caminhada.

Cruz na saída do Santuário

Pé na estrada

Caminhando sob as estrelas

Visão do Cristinho da Invernada

 A descida da Serra do Cristinho é uma estradinha de asfalto simples com nível de desafio mediano, um bom preparo para o que encontramos nos quilômetros seguintes.
 O asfalto termina quase que junto com a decida.

Foto do Cristinho tirada na descida da serra




 Após subir por pouco mais que 1 Km nos deparamos com trechos quase que totalmente planos muito agradáveis de se caminhar, nos quais a natureza prepara uma surpresa atrás da outra.







 Por fim chegamos à "Porta de Entrada" para a serra que, segundo depoimento de moradores dos sítios vizinhos e ciclistas que pedalam frequentemente pela região: - "Está toda quebrada...". De fato, devido aos vários anos de abandono desta que é uma via municipal, este trecho encontra-se intransitável para veículos.

Porteira que "Marca" o ínicio da trilha que leva à "serrinha quebrada"

 Quase não registramos o trecho da serrinha haja vista a dificuldade na subida que acabou concentrando toda nossa atenção. Trata-se de um trecho bastante técnico e pesado mas também muito bonito.




Porteira e "Mata-Burro" que "Marcam" o fim da trilha da "serrinha quebrada"

 Observação importante: Antes e depois da serrinha há uma torneira à disposição dos que passam pela trilha. A água é captada diretamente das minas de água no local. Uma fica do lado direito da estrada na entrada de uma propriedade poucos metros antes da Porteira que marca o início da serrinha e a outra fica em frente a uma casinha a aproximadamente 100m depois da Porteira e "Mata-Burro" que marcam o fim da serrinha.



Pausa para fazer um café (torneira que fica depois da serrinha)

 A trilha toda é bastante bonita, principalmente, após o fim da serrinha onde os aclives e declives são suaves permitindo apreciar a paisagem e resguardar o restante da energia para a etapa final deste trecho.








 Etapa final da caminho, beirando a Fazenda Invernada e subindo a serra de mesmo nome. Trecho praticamente plano até o início da serra. 
 A subida da serra da Invernada foi a etapa mais extenuante deste Hiking, a subida de terra e asfalto, longa e moderadamente inclinada é o último e talvez maior desafio que encontramos.




 Observação importante: Da Fazenda Invernada em diante, devido à Fazenda ter um restaurante rural (e devido ao horário já beirando às 10:00 da manhã), o fluxo de veículos é maior o que acaba requerendo maior cuidado e atenção de quem passa à pé ou de bicicleta principalmente devido à falta de consciência por parte de alguns motoristas que insistem em dirigir em velocidade incompatível com o trecho.

 Após a subida da serra da Invernada, o caminho segue em leve declive até às portas do Santuário de Nossa Senhora Aparecida da Babilônia de onde partimos o que traz conforto ao corpo já sentindo os primeiros sinais de cansaço.



 
Chegada ao ponto de partida

 Nessa caminhada pudemos registrar um momento formidável que coroou a chegada ao Santuário. Tivemos o prazer de conhecer um casal de ciclistas de São Paulo (Vinicius e Luciana) extremamente simpáticos que acabara de partir de São Carlos rumo Aparecida peregrinando pelo Caminho da Fé.


 Uma grata oportunidade de conversar e trocar experiências com pessoas agradabilíssimas e que fazem todo e qualquer caminho único.

 Um grande abraço da Equipe Trilheiros do Cerrado Hiking São Carlos amigos Vinicius e Luciana! Que a Mãe Maior vos Guie e que Deus Pai e Nosso Senhor Jesus Cristo vos protejam pelos Caminhos da Vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário